MIGUEL OLIVEIRA

Registou o nono melhor tempo nos testes de Jerez de la Frontera

Miguel Oliveira em bom nível
O motociclista Miguel Oliveira realizou esta semana em Jerez de La Frontera, a sua primeira sessão de testes, rubricando o nono tempo, entre mais de duas dezenas de pilotos, com a Aprilia 125cc da BQR, equipa com a qual o piloto internacional português vai abraçar um novo
projecto em 2009: o Campeonato Espanhol de Velocidade (CEV) na categoria 125 GP.
Miguel Oliveira em bom nível -

Miguel Oliveira, de 14 anos, rodou com uma moto de 2008, nesta sua primeira sessão de treinos em que se juntaram pilotos do Mundial de MotoGP. Realizada no famoso circuito da Andaluzia e reunindo a maioria das equipas 125cc e 250cc, estiveram também presentes, na classe da cilindrada mais baixa, 13 pilotos oriundos do CEV e do Campeonato Nacional Italiano.


O piloto português obteve, no seu primeiro dia, o tempo de 1.51.524, enquanto a sua marca no cronómetro baixava, no dia seguinte, para 1.50.003. Com pneus usados, Miguel Oliveira podia ter feito o melhor registo do segundo dia, mas a moto 'resolveu' avariar, tendo sido necessário efectuar a troca do pistão, uma peça fundamental do motor. Mesmo assim, após a devida rodagem, o resultado foi surpreendente ao rubricar o 9º tempo no final dos dois dias, onde acumulou mais de 100 voltas ao traçado espanhol.


A actuação do campeão de Espanha de Metrakit de 2007 causou boa impressão com vista à próxima sessão de treinos em Valência, que terá lugar a 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. "O meu primeiro contacto com a equipa foi muito bom. Gostei bastante principalmente por saber que é uma equipa com muita experiência e know-how nas afinações. Isso surpreendeu-me e deixou-me muito satisfeito. Os treinos correram muito bem, tendo progredido continuamente junto de pilotos do mundial." Comentou o piloto patrocinado pela Vodafone e Fiat.


"Há quatro meses que não rodava numa moto, estou por isso bastante contente com o resultado deste teste, ainda mais por ter registado tempos muito correctos. Foram dois dias importantes para aprender, progredir e adaptar-me com a minha nova equipa. Foi emocionante rodar com pilotos do mundial, porque até agora só os tinha visto na televisão. Estive muito concentrado nestes dois dias e espero continuar a evoluir com a Aprilia nos próximos testes em Valência." Acrescentou o piloto que venceu duas provas do Red Bull Rookies Cup em 2008, junto com o MotoGP em Inglaterra e na Holanda.


Kawasaki tem "50 por cento de hipóteses" de estar na grelha


A Kawasaki continua sem revelar a nível oficial o que irá fazer com as suas motos para a temporada 2009 do MotoGP, agora que anunciou a sua retirada. No entanto, a revista espanhola Solo Moto adianta que existem "50 por cento de hipóteses" da marca deixar as novas ZX-RR no campeonato a competir com privados.
Kawasaki tem "50 por cento de hipóteses" de estar na grelha -

De acordo com aquela publicação, a marca adiou a sua decisão devido a dúvidas com a fiabilidade da nova montada japonesa, questões essas levantadas aquando dos recentes testes em Eastern Creek e Phillip Island.


Recorde-se que a marca decidiu suspender o seu programa de MotoGP, com efeitos imediatos, no início de Janeiro mas a Dorna, entidade organizadora daquela competição, insiste para que as motos da Kawasaki estejam à partida da primeira corrida. Isto porque, até ao momento, apenas estão garantidas 17 concorrentes, um número demasiado reduzido.


Como tal, têm sido diversos os esforços no sentido de Jorge Martinez, da equipa Aspar, poder correr com duas 'Kawa' privadas, ainda que se desconheçam o estado das negociações actuais. Além disso, a Dorna ameaça a marca nipónica com o tribunal, caso mantenham a decisão de retirar as suas motos do MotoGP, considerando que estão a quebrar o contrato que a obriga a participar no campeonato até 2011.


Ainda neste ponto, a Dorna admite mesmo que só liberta a equipa dos contratos assinados caso aceite fazer a temporada 2009.


CASEY STONER


Casey Stoner acredita que pode bater Valentino Rossi

Casey Stoner está empenhado em recuperar o título do MotoGP que em 2008 perdeu para Valentino Rossi, o qual, refere Stoner, "pode de ser batido".
Casey Stoner acredita que pode bater Valentino Rossi -

"Para bater o Valentino não precisamos de nada mais do que o que demonstrámos no final da época passada. Se tudo correr bem sabemos que podemos ser suficientemente rápidos para vencer", disse o australiano no final do 'Wroom', evento da Ducati e da Ferrari que decorreu na passada semana em Madonna di Campiglio.


No entanto, Stoner não é o único a querer levar Rossi de vencida e o piloto da Ducati está ciente desse facto. "Não estamos sozinhos; o Dani [Pedrosa] pode fazê-lo, o Jorge [Lorenzo] também, e outros há que podem também lutar connosco", acrescentou.


Sobre as desculpas que muitos dos pilotos atiram para explicar mas performances, Stoner é da opinião que "a desculpa da falta de testes é usada vezes demais". "Uma moto tem duas rodas, guiadores, travões, mudanças e embraiagem. As sensações da moto e os set-ups podem necessitar de alguma habituação, mas julgo que quatro dias de testes antes da época são suficientes", considerou, mesmo contando que este ano apenas a Bridgestone irá fornecer pneus.


"O pneu unico vai fazer os pilotos trabalharem mais na afinação da moto, em vez de colocar apenas



 



TESTES MIGUEL PRAIA

25 Jan 2009

MIGUEL PRAIA BRILHA EM ’CASA’ - PARKALGAR RACING TEAM NO BOM CAMINHO PARA O INÍCIO DA ÉPOCA

Teste SBK e SS VII | Janeiro 2009

O desfecho dos três dias de testes da Parkalgar Racing Team no Autódromo Internacional do Algarve não poderia ter sido melhor, permitindo mesmo dizer que tanto Miguel Praia como Eugene Laverty vão estar em posição de discutir os lugares cimeiros da tabela nas corridas do Campeonato do Mundo de Supersport. Miguel Praia, o único piloto português de motociclismo a disputar um Campeonato do Mundo, foi o protagonista do fim-de-semana, ao marcar presença sistemática entre os mais rápidos e a bater de forma categórica alguns dos mais fortes adversários, especialmente o actual campeão em título Andrew Pitt.

 

Eugene Laverty protagonizou uma excelente evolução na adaptação à nova Honda CBR 600 RR, encontrando um bom compromisso que o irá ajudar a entrar bem no Campeonato. Os resultados deste fim-de-semana revelam o excelente trabalho desenvolvido por toda uma equipa ao longo do período de interrupção entre as temporadas e dá aos pilotos a confiança necessária para entrarem em força no Campeonato que começa no próximo dia 1 de Março em Philip Island na Austrália.

 

O terceiro dia de testes começou com muita chuva, pelo que melhorar os cronos ficou completamente posto de parte. Miguel Praia nem sequer foi para a pista durante o treino da manhã, pois considerou que não seria uma mais valia testar naquelas condições. Laverty contrariou o seu companheiro de equipa e esteve em pista durante cerca de sete voltas.

 

À tarde o sol decidiu aparecer, mas não de forma a que os pilotos conseguissem melhorar os tempos registados ontem. Tanto Praia como Laverty estiveram em pista a trabalhar na electrónica da Honda CBR 600 RR: “Rodei para avaliar um pouco a electrónica e no fundo para acumular quilómetros. As condições estavam muito más, com muito vento. Não havia necessidade de correr riscos. Acabámos por rodar muito menos do que aquilo que estávamos à espera, mas o resultado de ontem foi muito bom. Sinto que estou muito mais confiante tanto com a moto como com a equipa. O entendimento entre mim e o meu novo responsável de moto está-se a revelar bastante profícuo”, explicou o piloto algarvio, Miguel Praia que melhorou em cerca de um segundo, o seu melhor tempo registado o ano passado a aquando da última corrida da temporada em Portimão.

 

Eugene Laverty fez muitos progressos ao longo destes três dias de testes e parte agora para a primeira corrida da temporada muito entusiasmado: “Foram três dias de intenso trabalho, mas que acabaram por resultar bastante bem. Estamos no caminho certo, o que me deixa bastante optimista para a primeira corrida. A Honda CBR 600 RR está bastante rápida, isso reflecte-se no crono conseguido. Fiquei logo atrás de Andrew Pitt, o Campeão de 2008. Este é um aspecto muito encorajador”, referiu o irlandês que este ano alinha pela Parkalgar Racing Team.

 

Tempos Combinado - 1º, 2º e 3º Dia:

1º J. Lascorz – Kawasaki ZX-6R com 1.45.214

2º C. Crutchlow – Yamaha YZF R6 a 0.050

3º K. Sofuoglu – Honda CBR 600 RR a 0.183

4º M. Praia – Honda CBR 600 RR a 0.543

5º A. Pitt – Honda CBR 600 RR a 0.603

6º E. Laverty – Honda CBR 600 RR a 0.746

Bandas confirmadas para Faro 28


O Moto Clube de Faro acaba de confirmar as bandas contratadas para actuar na 28ª concentração, a decorrer a 16-17-18 e 19 de Julho de 2009. Assim, teremos duas bandas suecas, Europe e Fatal Smile, uma italiana, Children of the Damned (banda de tributo aos Iron Maiden liderada por Paul Di'Anno), duas espanholas, Hora Zulu e Loquillo y Trogloditas e três portuguesas, David Fonseca, Tara Perdida e St. Dominic's Gospel Choir. Todos os detalhes acerca das bandas na próxima actualização da área dedicada à concentração.