KTM eléctrica...a moda está mesmo para ficar!!!


Freeride: a KTM eléctrica



Image
Freeride enduro 

Ainda há poucos dias aqui na MOTOCICLISMO, tínhamos referido numa notícia que a KTM se estava a preparar para apresentar as suas novas propostas eléctricas. Com um “teaser” a marca austríaca pretendia deixar os potenciais clientes de “água na boca”, mas todo o suspense acabou por ser desfeito antes o tempo previsto, após divulgação das imagens das motos por parte de uma revista alemã.


A Freeride é a primeira aposta eléctrica da KTM. Este protótipo representa em quase todos os aspectos, excepção feita a pequenos detalhes, aquela que será a versão final da Freeride. A última e definitiva evolução deste projecto será apresentada ao público no final deste ano, durante o Salão de Tóquio.


Como características técnicas que já podemos anunciar, sabemos que o quadro é tipo Deltabox e fabricado em alumínio, as baterias são do tipo “plug in” de ion-lítio, sendo recarregadas totalmente em 90 minutos. Estas baterias oferecem uma performance equivalente a um motor de 30 cv de potência, o que, traduzido para velocidade máxima significa 70 km/h.

Image
Freeride estrada

Já na ciclística a suspensão frontal é invertida com amortecedor ajustável, enquanto atrás um mono amortecedor de acção progressiva completa o pacote. Em termos de travagem a KTM instalou um sistema hidráulico, com o travão da frente e o de trás a serem accionados nas mãos. O travão de trás conta ainda com um sistema de recuperação de energia. Tudo somado significa que a Freeride deverá ter um peso que ronda os 90 kg.

Image

Quanto às duas versões agora mostradas, uma de estrada e outra de enduro, o destaque vai para o design da versão de estrada, mais parecida com uma bicicleta do que com uma moto convencional. A versão de enduro, com design mais convencional, conta com jantes de 21’’ mais próprias para os trilhos para os quais está pensada.


A KTM prevê que a Freeride esteja disponível nos concessionários no final da Primavera de 2011, com um preço que será inferior a 10.000€ - rumores apontam para os 9.000€. Até lá, a empresa americana Zero Motorcycles continuará a ser a principal marca no que diz respeito a motos eléctricas, em especial, nas motos específicas para andar fora de estrada.


Artigo retirado daqui 

Nenhum comentário: