Schumacher roda com Praia em Portimão


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Foram 52, com várias saídas para a pista, as voltas que Michael Schumacher completou este domingo no Autódromo Internacional do Algarve. Estes treinos privados levados a cabo pelo piloto alemão, com a presença de parte da equipa da Parkalgar, contaram com o apoio do piloto português Miguel Praia. Praia esteve presente para ajudar o Schumacher a evoluir as suas prestações em pista, tanto melhorando as suas trajectórias como na afinação da própria moto.

Michael Schumacher, recorde-se, irá fazer este ano o Campeonato Alemão de Superbikes, no qual ambiciona ficar entre as dez primeiras posições. Este é um objectivo que explica o trabalho aturado que tem vindo a fazer em cima das suas motos, muito empenhado e constante.

Durante a manhã Michael Schumacher fez várias saídas para a pista, tendo as suas melhores voltas sido na casa do segundo “52, com Miguel Praia a ter um papel mais passivo, tentando perceber onde o alemão mais estava a falhar. As maiores dificuldades, pelo que pudemos apurar, estavam na curva 3, uma direita muito lenta, e na rápida entrada da recta da meta.

 

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Da parte da tarde o trabalho de colaboração entre os dois pilotos foi mais estreito. Miguel Praia saiu com a moto de Schumacher para perceber as dificuldades do alemão, e ao fim de três voltas regressou às boxes com a sentença. A moto estava demasiado dura de suspensões, o que explica parte das dificuldades que Schumacher tem em manter algumas trajectórias. Queixa-se que em alguns pontos não consegue manter uma aceleração constante ao longo da curva, já que sente a moto abrir a trajectória, obrigando a cortar acelerador e a perder velocidade.

De seguida, Schumacher saiu com uma das motos da Parkalgar tendo feito logo tempos constantes de 1,52, e percebeu o comportamento que a moto pode ter com uma afinação de molas mais suaves.

 

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Depois dos conselhos de afinação de suspensões, a moto de Schumacher viu a pré-carga das molas retirada, já que não pôde trocar as molas por umas de taragem mais suave, uma vez que não as possuía. Mais uma saída para a pista e os tempos caíram abruptamente, tendo “Schummi” passado a rodar no segundo “49, tendo nós registado a melhor volta em 1,49,10.

Mais uma saída para a pista juntamente com Praia, a pretexto de fazer filmagens, leva Schumacher a baixar para 1,48, tempo dentro do qual rodou constante por umas voltas. Aqui conseguiu o seu melhor tempo de 1,48,686 (1.43,294 foi o melhor tempo conseguido no circuito, por Shayne Byrne nos últimos testes de SBK em Janeiro). Numa análise dos tempos parciais das suas voltas, o seu tempo ideal (o somatório dos seus melhores tempos intermédios em cada sector) é de 1,48,3.

No circuito de Portimão Schumacher apresentou-se com duas Honda CBR 1000 RR, motos que se encontram dentro do nível de desenvolvimento permitido pelo campeonato alemão no que respeita a ciclística, que é bastante limitado. Ao nível do motor pouco se pode ficar a saber, mas a preparação também não parece ser muito evoluída. Miguel Praia apenas contou com as suas motos do ano passado, já que as desenvolvidas para a época que se aproxima estão em Inglaterra prontas para embarcar para Phillip Island, palco da primeira prova do ano.

Durante todo o dia impressionou a vontade que Schumacher tem em evoluir, com uma atitude que não é a de quem quer apenas passar uns bons momentos. Por outro lado, a sua experiência em competição é patente na forma metódica com que leva toda a sua actividade, fazendo tempos logo na primeira volta que sai. Michael Schumacher irá continuar o seu trabalho de treino nas próximas semanas com mais testes em pista, mas agora fora de Portugal.






 

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