MotoGP: Kawasaki alinham sem marca

Image 

Duas Kawasaki serão alinhadas na próxima época de MotoGP, mas o nome da casa de Akashi não estará visível nas carenagens das motos. Esta foi a solução encontrada entre os responsáveis da marca japonesa e a Dorna para que a Kawasaki não faltasse ao compromisso assumido com os promotores do MotoGP e, ao mesmo tempo salvar a face depois do anúncio do abandono oficial.

Ao que se sabe, Michael Bartholemy não estará ligado à nova formação, depois de todos os esforços desenvolvidos para garantir a presença da sua equipa no MotoGP em 2009. Suspeita-se que será a própria Dorna a gerir a participação das motos no “mundial”, formando uma equipa operacional e encontrando patrocinadores que a viabilizem

Schumacher roda com Praia em Portimão


  Image

 

Foram 52, com várias saídas para a pista, as voltas que Michael Schumacher completou este domingo no Autódromo Internacional do Algarve. Estes treinos privados levados a cabo pelo piloto alemão, com a presença de parte da equipa da Parkalgar, contaram com o apoio do piloto português Miguel Praia. Praia esteve presente para ajudar o Schumacher a evoluir as suas prestações em pista, tanto melhorando as suas trajectórias como na afinação da própria moto.

Michael Schumacher, recorde-se, irá fazer este ano o Campeonato Alemão de Superbikes, no qual ambiciona ficar entre as dez primeiras posições. Este é um objectivo que explica o trabalho aturado que tem vindo a fazer em cima das suas motos, muito empenhado e constante.

Durante a manhã Michael Schumacher fez várias saídas para a pista, tendo as suas melhores voltas sido na casa do segundo “52, com Miguel Praia a ter um papel mais passivo, tentando perceber onde o alemão mais estava a falhar. As maiores dificuldades, pelo que pudemos apurar, estavam na curva 3, uma direita muito lenta, e na rápida entrada da recta da meta.

 

Image 

 

Da parte da tarde o trabalho de colaboração entre os dois pilotos foi mais estreito. Miguel Praia saiu com a moto de Schumacher para perceber as dificuldades do alemão, e ao fim de três voltas regressou às boxes com a sentença. A moto estava demasiado dura de suspensões, o que explica parte das dificuldades que Schumacher tem em manter algumas trajectórias. Queixa-se que em alguns pontos não consegue manter uma aceleração constante ao longo da curva, já que sente a moto abrir a trajectória, obrigando a cortar acelerador e a perder velocidade.

De seguida, Schumacher saiu com uma das motos da Parkalgar tendo feito logo tempos constantes de 1,52, e percebeu o comportamento que a moto pode ter com uma afinação de molas mais suaves.

 

 Image

 

Depois dos conselhos de afinação de suspensões, a moto de Schumacher viu a pré-carga das molas retirada, já que não pôde trocar as molas por umas de taragem mais suave, uma vez que não as possuía. Mais uma saída para a pista e os tempos caíram abruptamente, tendo “Schummi” passado a rodar no segundo “49, tendo nós registado a melhor volta em 1,49,10.

Mais uma saída para a pista juntamente com Praia, a pretexto de fazer filmagens, leva Schumacher a baixar para 1,48, tempo dentro do qual rodou constante por umas voltas. Aqui conseguiu o seu melhor tempo de 1,48,686 (1.43,294 foi o melhor tempo conseguido no circuito, por Shayne Byrne nos últimos testes de SBK em Janeiro). Numa análise dos tempos parciais das suas voltas, o seu tempo ideal (o somatório dos seus melhores tempos intermédios em cada sector) é de 1,48,3.

No circuito de Portimão Schumacher apresentou-se com duas Honda CBR 1000 RR, motos que se encontram dentro do nível de desenvolvimento permitido pelo campeonato alemão no que respeita a ciclística, que é bastante limitado. Ao nível do motor pouco se pode ficar a saber, mas a preparação também não parece ser muito evoluída. Miguel Praia apenas contou com as suas motos do ano passado, já que as desenvolvidas para a época que se aproxima estão em Inglaterra prontas para embarcar para Phillip Island, palco da primeira prova do ano.

Durante todo o dia impressionou a vontade que Schumacher tem em evoluir, com uma atitude que não é a de quem quer apenas passar uns bons momentos. Por outro lado, a sua experiência em competição é patente na forma metódica com que leva toda a sua actividade, fazendo tempos logo na primeira volta que sai. Michael Schumacher irá continuar o seu trabalho de treino nas próximas semanas com mais testes em pista, mas agora fora de Portugal.






 

Casey Stoner fecha testes na frente

O australiano Casey Stoner voltou a estabelecer o tempo mais rápido no último dia de testes do MotoGP na Malásia, numa sessão em que os seus principais rivais voltaram a ser Valentino Rossi e Loris Capirossi.
Casey Stoner fecha testes na frente -

Apesar de ter voltado a encabeçar a lista dos melhores tempos, Stoner voltou a debater-se com dores no seu pulso, obrigando, uma vez mais, o piloto da Ducati a fazer curtas séries de voltas. No total, efectuou 38 voltas, mais do que na sexta-feira, conseguindo como melhor volta um tempo de 2.01,043s.


Rossi ficou em segundo, a 0,094s do campeão de 2007, ao passo que a Suzuki de Loris Capirossi voltou a demonstrar um bom ritmo, ao conseguir o terceiro melhor tempo.


Atrás do italiano ficou Colin Edwards, noutra Yamaha, que se superiorizou a Toni Elias, numa Honda. Chris Vermeulen foi o sexto mais rápido, ao passo que Jorge Lorenzo quedou-se pelo sétimo posto.


Mika Kallio continua a sua habituação às MotoGP, conseguindo um nono tempo, batendo mesmo o norte-americano Nicky Hayden.


1  Casey Stoner       Ducati  2.01,043s    38 Voltas
2  Valentino Rossi    Yamaha  +0,094s  43v
3  Loris Capirossi    Suzuki  +0,219s  60v
4  Colin Edwards      Yamaha  +0,370s  22v
5  Toni Elias         Honda   +0,517s  43v
6  Chris Vermeulen    Suzuki  +0,623s  48v
7  Jorge Lorenzo      Yamaha  +0,864s  61v
8  Andrea Dovizioso   Honda   +0,912s  54v
9  Mika Kallio        Ducati  +1,343s  61v
10 Nicky Hayden       Ducati  +1,454s  62v
11 Alex De Angelis    Honda   +1,480s  32v
12 Sete Gibernau      Ducati  +1,684s  42v
13 Randy De Puniet    Honda   +2,375s  50v
14 Yuki Takahashi     Honda   +2,431s  58v
15 Niccolo Canepa     Ducati  +2,858s  41v
16 James Toseland     Yamaha  +2,910s  36v
17 Norihiko Fujiwara  Yamaha  +3,285s  38v
18 Wataru Yoshikawa   Yamaha  +3,571s  33v


Valentino Rossi

Esta semana em destaque na galeria de videos, o Campeão Valentino Rossi. Quem for apreciador dê uma espreitadela...
Próxima semana, Casey Stoner.

Bilhetes para o GP de Portugal do MotoGP já estão à venda

Os bilhetes para a edição 2009 do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que se irá realizar nos dias 2,3 e 4 de Outubro, já se encontram à venda, com preços que vão dos 15 aos 95 euros para os ingressos de três dias e dos 40 aos 90 euros para os bilhetes de Domingo.
Bilhetes para o GP de Portugal do MotoGP já estão à venda -

O mais caro é mesmo o referente aos três dias para a bancada A, que custa 95 euros, ao passo que o mais barato é a do Peão, que custa apenas 20. No domingo, os preços variam entre os 90 euros para a bancada principal e o mais acessível é da bancada E (40 euros).


Como em outros anos, há ainda o ingresso para sexta-feira, no valor de 10 euros e válido para todas as bancadas e apenas disponível nas próprias bilheteiras do autódromo.


Apesar dos locais de venda serem os mesmos das últimas edições do Grande Prémio de Portugal, para já, os bilhetes estão disponíveis apenas na Ticketline (www.ticketline.pt ). Em breve, as lojas FNAC, Worten e o próprio Circuito do Estoril passam também a ter ingressos disponíveis para venda.


Bilhetes para o GP de Portugal do MotoGP já estão à venda -